Notícias
Ampliando nosso olhar sobre as PMEs
As pequenas e médias empresas (PMEs) representam 99% dos estabelecimentos brasileiros e representam 20%, as MPEs representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados mais recentes do IBGE
Autor: Cristina PanellaFonte: SEGSLink: http://www.segs.com.br/so-seguros/163919-ampliando-nosso-olhar-sobre-as-pmes.html
As pequenas e médias empresas (PMEs) representam 99% dos estabelecimentos brasileiros e representam 20%, as MPEs representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados mais recentes do IBGE.
Mais impressionante ainda, são responsáveis por 60% dos empregos no país. Ainda segundo o IBGE, a maior parte dos negócios estão localizados na região Sudeste (com quase 3 milhões de empresas) e o setor preferencial é o comércio, seguido de serviços, indústria e construção civil.
No entanto, muitas delas passam ao largo dos serviços especializados que propomos - e a culpa é nossa!
Uma das principais barreiras é representada pelo preço - real ou imaginado - dos serviços especializados. Tomando como exemplo nossos serviços, a maior parte das médias empresas crê que não poder dispor do valor necessário para investir em uma pesquisa que pudesse auxiliá-la a, por exemplo, melhorar seu desempenho e/ou, principalmente, um estudo que indique os melhores caminhos para fortalecer a marca. Mais do que nas grandes empresas, o monitoramento da performance da marca é um dos motores de seu desenvolvimento, uma vez que a concorrência produtos é acirrada.
Estudos que posicionem a marca e mapeiem a posição da empresa entre seus principais concorrentes, indicando os nichos ainda pouco explorados são fundamentais para que as áreas comercial, de marketing e de comunicação possam desempenhar suas funções com excelência.
Para além destes, todas as pesquisas e ações de comunicação interna são vitais para que a empresa possa crescer e ser capaz de atrair e reter talentos especialmente talhados para a função de co-empreendedores, construindo seu futuro exército de porta-vozes.
Nos últimos anos, dedicamo-nos a demonstrar o quanto a comunicação contribuía para os negócios das grandes empresas. Do nosso ponto de vista, chegou a hora de termos um papel decisivo com a empresa média, mostrando e demonstrando como a pesquisa traz insumos vitais para o desenvolvimento do mercado, da marca e do relacionamento com os públicos estratégicos. Ou seja: demonstrar como trabalho com pesquisa e indicadores entre clientes, fornecedores, público interno e outros pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento do negócio do cliente médio.
Mais ainda, temos que enfrentar a questão preço! O que não significa diminuí-los nem tampouco ter uma linha B de produtos para as médias empresas, mas sim adequar objetivos às melhores técnicas e tecnologias à disposição da pesquisa assim como diluí-lo ao longo da prestação de serviço. É o que estamos desenvolvendo nesse momento com um kit especialmente pensado para médias empresas.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7508 | 5.7517 |
Euro/Real Brasileiro | 6.435 | 6.4516 |
Atualizado em: 06/11/2024 05:51 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% |