Notícias
O papel fundamental da assessoria de comunicação no mundo corporativo
A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.
A essência da assessoria de comunicação consiste em planejar, executar e mensurar ações de comunicação para empresas e instituições se relacionarem com públicos de interesse, com a finalidade de fortalecimento da reputação.
“Hoje, a alta digitalização da sociedade, abrangendo as relações, a economia, o trabalho, adiciona complexidade à atividade de quem assessora, pois requer a visão da comunicação 5.0, que envolve alcançar de maneira eficaz os públicos e mercados dos clientes nos ambientes on e offline, de modo integrado e multicanal”, afirma Adriano Muniz, diretor da agência Engaja Comunicação.
A pessoa à frente dessa função geralmente possui formação em jornalismo ou relações públicas. Na prática, é quem cria estratégias de divulgação conforme os públicos (empregados, jornalistas, influenciadores), produz conteúdos (para imprensa, site, publicações etc.), faz contatos com jornalistas, prepara o cliente para entrevistas, orienta a arte-criação, gerencia redes sociais, entre outros.
“Quem assessora dialoga de perto com pessoas de outros setores como marketing, publicidade e com gestores corporativos. Então, todos esses profissionais podem ter um bom proveito atualizando conhecimentos na área, inclusive estudantes universitários de olho na carreira”, acrescenta Adriano.
A assessoria de comunicação, também conhecida como comunicação corporativa ou comunicação empresarial, é um mercado em expansão. Em 2022, essas atividades movimentaram, no Brasil, cerca de R$ 30,2 bilhões nas organizações com faturamento anual bruto acima de R$ 300 milhões.
O crescimento é de 6% em relação a 2021 e está acima do percentual de 2,76% que o mercado financeiro projetou para a média do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados constam em levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
**A Engaja Comunicação, em parceria com a Digital College, escola de habilidades digitais, realizam, no início deste ano, o Curso Master em Assessoria de Comunicação 5.0. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro. O objetivo é oferecer uma qualificação intensiva que atualize e incremente as habilidades nessa área, considerando a atual comunicação 5.0.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.855 | 5.857 |
Euro/Real Brasileiro | 6.35042 | 6.35324 |
Atualizado em: 11/03/2025 02:12 |
Indicadores de inflação
12/2024 | 01/2025 | 02/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,87% | 0,11% | 1,00% |
IGP-M | 0,94% | 0,27% | 1,06% |
INCC-DI | 0,50% | 0,83% | 0,40% |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,00% | |
IPC (FIPE) | 0,34% | 0,24% | 0,51% |
IPC (FGV) | 0,31% | 0,02% | 1,18% |
IPCA (IBGE) | 0,52% | 0,16% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,34% | 0,11% | 1,23% |
IVAR (FGV) | -1,28% | 3,73% | 1,81% |