Notícias

Conheça empresas que optaram pelo trabalho remoto permanentemente

Diversidade, eficiência e oportunidades para as equipes estão entre as razões de quem adotou o modelo de trabalho

À medida que a pandemia se aproxima de mais um ano, as empresas ainda enfrentam a incerteza no local de trabalho.

Muitos tentaram reabrir seus escritórios, para em seguida serem impedidos por novas variantes ou surtos que exigiram mais um desligamento ou uma reabertura adiada.

Portanto, algumas empresas estão eliminando completamente as suposições, decidindo permanecer totalmente remotas – permanentemente.

Aqui está o que aconteceu quando essas empresas decidiram migrar para o trabalho remoto em tempo integral.

Oportunidades para grandes mudanças nas vidas dos funcionários

Quando David Cancel iniciou a empresa de software de vendas e marketing Drift em 2015, ele e seu cofundador acreditavam fortemente em uma cultura de trabalho pessoal.

“Éramos muito rigorosos quanto a isso. Ninguém trabalhava remotamente. Todos estavam no escritório cinco dias por semana. Todos os nossos rituais eram presenciais, como nossas reuniões, nossos kickoffs, nossos eventos… uma cultura muito centrada no face-time “, disse Cancel, que também é CEO.

Mas quando a pandemia chegou em março de 2020, escritórios em todo o país – incluindo a sede da Drift em Boston e três escritórios satélites – fecharam e o trabalho tornou-se totalmente remoto.

“Foi um grande pânico”, disse Cancel. “Não é que não apoiássemos o trabalho em casa, éramos contra. Não tínhamos nenhum ritual, nem configuração ou prática para fazer qualquer coisa remota.”

No início, ajustar a cultura da empresa a um modelo remoto foi um desafio.

“A parte mais difícil para mim nessa transição foi que eu tinha uma crença limitante de que não poderia contratar as pessoas mais velhas sem conhecê-las pessoalmente. Mas fui forçado a fazer isso [quando a pandemia começou] e uma vez que vi isso acontecer e ver essas pessoas se integrarem e serem produtivas, então eu disse ‘Oh, devemos fazer isso para sempre'”, disse Cancel.

No início de 2021, a empresa anunciou que os trabalhadores trabalharão remotamente em período integral e que os espaços de escritório serão usados ​​como “espaços de conversação” para reuniões, colaboração e eventos. “Esses espaços não devem ser usados ​​para o trabalho principal ou configurados para o trabalho principal.”

A reviravolta no trabalho remoto trouxe benefícios para Cancel e seus funcionários. Isso permitiu que ele voltasse para Nova York, por exemplo, e seus funcionários também conseguiram fazer grandes mudanças na vida.

“Vimos muitas vantagens para a equipe: as pessoas se mudaram para lugares de baixo custo, mais próximos da família – e por causa dessas mudanças, elas puderam se casar mais cedo ou fazer escolhas de vida diferentes que estavam paradas há muito tempo.”

A empresa decidiu que os funcionários que se mudarem para cidades de baixo custo não teriam seus salários ajustados. “Somos independentes de localização quando se trata de pagamento”, disse Cancel.

O trabalho híbrido, com os trabalhadores passando alguns dias no escritório e outros em casa, também não era uma opção.

“Inerentemente, temos um viés em relação às pessoas que estão por perto, quer possamos detectá-lo ou não”, disse Cancel, que disse ter visto isso em primeira mão em uma empresa anterior.

“Pessoas que estavam no escritório com os gerentes foram desproporcionalmente favorecidas para promoções e oportunidades. Eu queria ter certeza de que estávamos equitativos que não importando a localização do funcionário, oferecendo oportunidades iguais para tudo na empresa .”

Construindo uma força de trabalho mais diversificada

Davis Smith, CEO da empresa de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre Cotopaxi, também era firmemente contra o trabalho remoto antes da pandemia.

Mas menos de dois meses depois que os funcionários começaram a trabalhar em casa em março de 2020, ele mudou de ideia.

“Começamos a perceber que [o trabalho remoto] estava funcionando. Nossas equipes estão funcionando com mais eficiência do que nunca”, disse ele.

A decisão de se tornar totalmente remoto significa que Smith não precisa se preocupar com a constante tomada de decisões que acompanha a reabertura ou o fechamento dos escritórios.

“Parece tão perturbador… estamos apenas focados em construir o negócio e uma grande cultura. Não estamos preocupados em ter que tomar todas essas decisões. Houve um grande benefício ao tomar essa decisão cedo”, ele disse.

A empresa manteve seu escritório em Salt Lake City, e Smith disse que alguns funcionários optam por ir todos os dias. “É uma pequena porcentagem, essas pessoas queriam um lugar para ir.”

Smith disse que raramente vai ao escritório hoje em dia, mas acha que é mais deliberado com seus relacionamentos trabalhando remotamente. “Todo dia eu tenho um objetivo de fazer uma divulgação para alguém da nossa equipe – eu não estava fazendo isso antes. Não fui tão intencional, apenas pensei: ‘Ah, vou encontrá-los no escritório. ‘”

A empresa triplicou de tamanho durante a pandemia e ser totalmente remota permitiu construir uma equipe mais diversificada.

“É muito mais fácil contratar uma equipe diversificada quando você não está limitado a uma geografia específica.”
Embora bem-sucedido até agora, Smith disse que ainda se preocupa com as possíveis implicações de longo prazo de um modelo de trabalho remoto.

“Eu me perguntei muitas vezes: em que ponto isso nos alcança? Porque muitas pessoas são novas e talvez não entendam a cultura tão profundamente. Mas nossa cultura mudou e todos esses rituais e tradições, nós tivemos que modificá-los e começar de novo e criamos novos hábitos que funcionam para este novo ambiente.”

A empresa envia aos funcionários uma pesquisa semanal via Slack que pergunta sobre coisas como engajamento, cultura e outros tópicos, incluindo remuneração e esgotamento, para ajudar a manter o sentimento e o moral dos funcionários.

“Tem havido muito poder em nós dizendo desde o início que abraçamos essa nova maneira de trabalhar. Este é o caminho do futuro: podemos combatê-lo ou abraçá-lo e descobrir mais rápido do que todos os outros”, disse Smith.

Mantendo os trabalhadores felizes

Antes da pandemia, esperava-se que a maioria dos funcionários da corretora online Robinhood estivesse no escritório todos os dias.

Mas em dezembro, a empresa disse aos funcionários que se tornaria majoritariamente remota, o que significa que não haverá local ou requisitos regulares no escritório para a maioria dos trabalhadores. Mas manterá seus escritórios, incluindo sua sede em Menlo Park, Califórnia, abertos aos funcionários.

A mudança para o trabalho remoto ao longo da pandemia teve um efeito notável, disse Cindy Owyoung, vice-presidente de inclusão, equidade e pertencimento da Robinhood.

“Com o tempo, ficou cada vez mais claro que nossos funcionários eram mais felizes e faziam o melhor trabalho quando tinham a flexibilidade de determinar onde e quando trabalham melhor”, disse Owyoung em um e-mail à CNN Business.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 20:01

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%