Notícias

Big idea – a mãe das boas ideias e como encontrá-la

O conselho de Aaron Swartz é a essência para você encontrar uma big idea: “seja curioso, leia tudo, tente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência, se resume a curiosidade.”

A Big idea surge da curiosidade. É um conceito abstrato difícil de se explicar com palavras, mas em sua essência é algo que você sente. Ninguém sabe ao certo definir esse conceito, nem mesmo os mais famosos do marketing, mas, em linhas gerais, ela é uma ideia direta que não precisa de duas sentenças para fazer sentido. Quando ela é ouvida, impregna na sua cabeça por algum tempo.

Esse é o objetivo das big ideas: impregnar ideias na mente das pessoas, fazendo com que a sua mensagem se torne interessante. Afinal, ser interessante é bem melhor do que ser vendedor. Quando você tem uma big idea, você consegue se fazer lembrado e fica ecoando na cabeça do seu público e, posteriormente, vende para ele.

É com ela que você vai começar sua comunicação em qualquer coisa que você queira fazer no marketing e é através dela que será possível desenvolver anúncios, conteúdos e textos que corroborem com essa primeira ideia. Encontrando uma big idea, posso te dizer: você terá um marketing forte que impregna na cabeça das pessoas.

Para isso, separei alguns pontos que eu uso aqui na minha empresa e com a minha equipe que podem te ajudar a encontrar big ideas:

Elas não são um título, uma promessa nem um slogan

Ela é a ideia por trás disso, uma faísca que vem na sua cabeça. Quando você faz uma promessa ou fala demais dos benefícios, você demonstra a intenção de vender e não é esse o propósito. As big ideas muitas vezes têm um cunho emocional, aposte nos aspectos que despertam emoções. Esqueça dos verbos imperativos.

Exemplo do que NÃO é uma big idea: Tratar a ansiedade em até quatro sessões.

Exemplo de uma big idea: Ansiedade não é normal.

Elas são únicas e diretas

É uma única ideia, a ideia que vai nortear sua comunicação e que não vai falar do problema que você pode resolver e, sim, mostrar um conceito, lembrando de fazê-lo sem ressaltar benefícios ou promessas. Essas ideias precisam ser diretas para poderem impregnar - não precisa de duas sentenças para fazer sentido - se tem uma vírgula, já não é boa.

Não se apegue às suas primeiras ideias - leia, seja curioso

Para isso você vai precisar de repertório e só tem uma forma de obter isso: exercitando sua habilidade de observação - preste atenção no que acontece ao seu redor o tempo inteiro, ótimas big ideas podem sair de conversas alheias no elevador, por exemplo, experiencie coisas novas, leia sobre assuntos diversos e anote tudo para não correr o risco de esquecer.

Seja curioso, leia tudo, tente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência, se resume a curiosidade.

Aaron Swartz

Pode parecer muito complicado, mas, com prática, encontrar uma big idea que impregna na cabeça do seu público e te fazem chegar até o momento de venda vai ficar cada vez mais fácil.

E lembre-se que as melhores campanhas nem falam o nome do produto, mas sim de uma única ideia que não surgiu de uma mente ultra inteligente, mas de uma pessoa curiosa.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.973 5.9737
Euro/Real Brasileiro 6.3091 6.3251
Atualizado em: 29/11/2024 20:59

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%