Notícias

É hora de internacionalizar a sua empresa?

As projeções do Banco Mundial apontam para uma recessão de 8% na economia brasileira este ano, a pior da série histórica. E a saída dela deve ser lenta. De acordo com a mesma entidade, em 2021 a expectativa de crescimento é de apenas 2,2% por aqui. Esse cenário é propício para se pensar na internacionalização das empresas.

As projeções do Banco Mundial apontam para uma recessão de 8% na economia brasileira este ano, a pior da série histórica. E a saída dela deve ser lenta. De acordo com a mesma entidade, em 2021 a expectativa de crescimento é de apenas 2,2% por aqui. Esse cenário é propício para se pensar na internacionalização das empresas. “Os mercados de fora irão encolher menos este ano e avançar mais rápido no próximo do que o brasileiro. Ou seja, a receita doméstica deve cair, tornando ainda mais atrativo obter receitas no exterior, principalmente em função da força do dólar”, afirma Emanuel Pessoa, advogado especialista em Internacionalização de Empresas, Negociação, Contratos e Inovação.

De acordo com ele, as duas principais formas de se internacionalizar uma empresa são via exportação ou operação in loco em outro país. A primeira tende a ser menos atrativa. “Neste caso, o empreendedor se depara com a desconfiança externa em relação aos produtos e serviços brasileiros e ainda há os trâmites burocráticos e tributários para enviar a mercadoria ou o serviço para fora”. Por isso, é melhor que as empresas optem pela segunda: abrir filiais ou novas empresas em outros territórios para produzir localmente. “99% do mundo quer investimento externo em seu país. A maioria não faz nem a exigência de um sócio local, por exemplo. Os governantes sabem que a chegada das empresas gera emprego e renda para a população. Isso é suficiente”, diz Emanuel.

Segundo o advogado, quem empreende no Brasil consegue empreender em qualquer lugar, levando em conta todos as dificuldades enfrentadas aqui. Ele garante que a empresa não precisa ser grande para conseguir atuar fora. “Pelo contrário, vemos muitos pequenos e médios empreendimentos apostando no exterior”. Para Emanuel, os nichos com maior possibilidade de sucesso com a ramificação internacional são os de inovação, com soluções escaláveis, e de áreas que já contam com produtividade comparável à de países desenvolvidos.

O processo, para quem pensa ser difícil, também não é dos mais complicados, mas carece de bons profissionais. “Hoje há pouca gente que realmente sabe tocar a internacionalização de uma empresa. É importante uma boa assessoria para dar todo o amparo legal para um negócio operar no exterior. Para as empresas, é um investimento que vale ser feito, principalmente neste período de pós-pandemia, em que quase todo o resto do mundo deve ter uma recuperação acentuada. Não é uma aposta, mas uma certeza “, conclui.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7624 5.7634
Euro/Real Brasileiro 6.2522 6.2602
Atualizado em: 30/10/2024 22:28

Indicadores de inflação

07/2024 08/2024 09/2024
IGP-DI 0,83% 0,12% 1,03%
IGP-M 0,61% 0,29% 0,62%
INCC-DI 0,72% 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) 0,26% -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,06% 0,18% 0,18%
IPC (FGV) 0,54% -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) 0,38% -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,30% 0,19% 0,13%
IVAR (FGV) -0,18% 1,93% 0,33%