Notícias
Equipe alinhada com o propósito da empresa é garantia de sucesso para o negócio
A maioria das empresas sabe que, hoje, para ser referência no mercado é preciso se diferenciar da concorrência. Mas uma questão que vejo com frequência é a quantidade de empresários que ainda exploram pouco ou quase nada o marketing de suas empresas.
A maioria das empresas sabe que, hoje, para ser referência no mercado é preciso se diferenciar da concorrência. Mas uma questão que vejo com frequência é a quantidade de empresários que ainda exploram pouco ou quase nada o marketing de suas empresas.
As respostas costumam ser sempre as mesmas: a responsabilidade com funcionários, fornecedores e produtos é tanta que não sobra tempo nem disposição para cuidar da comunicação e do marketing do negócio. E é nesse momento que muitos empresários cometem o mesmo erro: contratam uma agência de marketing para resolver a situação.
A estratégia pode até surtir efeito num primeiro momento, mas eventualmente as coisas vão estagnar, sabe por quê? Porque além de você, essa agência possui diversos outros clientes e a chance de criar peças semelhantes para todos eles ao mesmo tempo é alta. Para qualquer empresa de marketing, faz mais sentido possuir uma cartela de clientes com o mesmo perfil do que ter clientes totalmente diferentes sendo que cada um deles quer se diferenciar a sua maneira. O que acontece? Sua empresa e diversos outros negócios ficam com a mesma cara, sem diferenciação nenhuma.
A melhor alternativa para evitar que essa situação aconteça é criar um departamento de marketing dentro da própria empresa – até porque é praticamente impossível realizar esse trabalho sozinho. Lá estarão pessoas que conhecem a marca, sua missão e valores assim como você. Toda grande empresa conseguiu crescer por causa de um fator em comum: escala. Isso significa ter na equipe pessoas capazes de desenvolver e executar o trabalho melhor e em um nível maior do que se o empreendedor tentasse fazer tudo sozinho.
O empreendedor de sucesso entende que para as coisas funcionarem é preciso delegar funções e para que isso aconteça é fundamental ter uma equipe competente e alinhada com os valores da empresa. E isso não vale apenas para o departamento de marketing, mas sim para todas as extensões do negócio, desde a recepcionista até o chefe de produção.
É como se o empreendedor fosse o capitão do navio e tivesse a missão de fazer sua mensagem chegar a todos os tripulantes. Mas isso só pode ser feito através de demonstrações práticas do propósito da empresa e do seu comprometimento com os funcionários. Afinal, trata-se de uma relação recíproca.
Conheça seu time, mas não de um jeito genérico, converse com eles. Pergunte o que pode melhorar no ambiente de trabalho e como a equipe gostaria de ser recompensada. Muitas empresas acreditam que a melhor motivação é o dinheiro, mas essa não é a regra: seu funcionário pode estar precisando de uma folga, por exemplo, ou de um reconhecimento mais simples, como chegar no trabalho e encontrar uma caixa de bombom ou um bilhete motivacional.
Essas pequenas ações têm um poder impressionante para incentivar a equipe e, com elas, os funcionários conseguem realmente se conectar com a empresa. Pense assim: da mesma forma que o cliente que não gosta da sua marca não vai comprar de você, como o funcionário que não acredita no que a marca propõe vai dar o melhor de si pela sua empresa? É a mesma lógica.
Muito se fala sobre como o ambiente externo influencia as vendas e, consequentemente, todo o desempenho do negócio. Mas muitas vezes o segredo para o sucesso empresarial está dentro da própria empresa – e com uma equipe preparada que conhece o negócio tão bem quanto você é possível ter muito mais do que funcionários que compõem esse ou aquele departamento, são pessoas que vão batalhar diariamente pelo que você criou.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7887 | 5.7899 |
Euro/Real Brasileiro | 6.178 | 6.228 |
Atualizado em: 01/11/2024 08:29 |
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |