Notícias
Saiba como usar o Instagram Stories a favor do seu negócio
A ferramenta Instagram Stories virou uma febre na rede social desde o seu lançamento, em 2016. Segundo dados do Facebook, mais de 400 milhões de usuários usavam os stories diariamente, no segundo semestre de 2018.
A ferramenta Instagram Stories virou uma febre na rede social desde o seu lançamento, em 2016. Segundo dados do Facebook, mais de 400 milhões de usuários usavam os stories diariamente, no segundo semestre de 2018. Mas o que muitas empresas e marcas estão descobrindo, é que essa função de publicar fotos e vídeos curtos por apenas 24 horas, é o canal perfeito para aplicar estratégias de conteúdo que podem aumentar a audiência e até mesmo as vendas do seu negócio.
Segundo um estudo da empresa Socialbakers, o Instagram já tem três vezes mais interações que o Facebook. De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 13 milhões de perfis no mundo todo, o story é a plataforma com maior engajamento de conteúdos publicitários na rede social. Não à toa, em apenas um ano, a função cresceu 21% para fins comerciais.
De acordo com a especialista de marketing digital para microempresas, Silvia Martins, que oferece consultoria de redes sociais para microempreendedores e autônomos, os stories são um sucesso absoluto no Instagram, porque proporciona um ambiente mais informal e pessoal para que o consumidor se comunique com as marcas.
“Um conteúdo bem-sucedido no story consegue ser criativo e dinâmico ao mesmo tempo. Ele aguça a curiosidade dos seus seguidores, para que eles estejam sempre acompanhando o perfil e não percam nenhuma informação temporária publicada na plataforma. Os stories ainda criam um canal de diálogo entre o cliente e a marca, uma aproximação mais pessoal e personalizada. Se a empresa souber usar essa função da forma correta, produzindo conteúdo relevante e usando stickers de pesquisa, é possível até mesmo descobrir qual é o perfil do seu público, o que eles desejam assistir nesse canal e consumir, aumentando a audiência e as vendas da sua marca”, explica.
Para quem é autônomo e está dando os primeiros passos nesse universo digital, a dica da especialista é simples: não tenha vergonha de aparecer! “Nos meus cursos de Instagram, sinto que a principal dificuldade dos alunos é aparecer nos stories. Eles ficam com vergonha da sua imagem, se sentem inseguros, e por isso, perdem uma grande oportunidade de vendas. Sempre digo que é preciso mostrar ao consumidor quem está por trás do negócio. Apresentar um rosto amigo ao cliente. Publicar uma foto e escrever um texto todo mundo pode fazer, mas quem está na linha de frente da conta e consegue se comunicar, alcança mais audiência. As pessoas têm empatia umas com as outras nas redes sociais, então dar um rosto à marca é o segredo para o sucesso nos stories”.
É o caso da Patrícia Paz, à frente da loja de calçados Shoes U, e que participou de uma mentoria para stories com a especialista Silvia Martins. Para a empreendedora, desafiar o seu medo de aparecer na ferramenta foi fundamental para trazer segurança e, consequentemente, aumentar suas vendas. “Eu tinha muita vergonha de aparecer. Me fazia várias autocríticas para não dar início a esse trabalho de stories, mas com a ajuda da Silvia Martins pude trabalhar a minha confiança. Depois que comecei a aparecer na plataforma, percebi que os meus seguidores tinham realmente interesse em me conhecer, em ver o meu rosto, em saber mais sobre mim. E essa aproximação trouxe retorno efetivo em vendas. Nunca imaginei que simplesmente aparecer no stories pudesse trazer esse tipo de retorno, mas aconteceu. Por isso, recomendo a todos a tarefa”, conta.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.8056 | 5.8065 |
Euro/Real Brasileiro | 6.3092 | 6.3172 |
Atualizado em: 01/11/2024 10:36 |
Indicadores de inflação
07/2024 | 08/2024 | 09/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,83% | 0,12% | 1,03% |
IGP-M | 0,61% | 0,29% | 0,62% |
INCC-DI | 0,72% | 0,70% | 0,58% |
INPC (IBGE) | 0,26% | -0,14% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,06% | 0,18% | 0,18% |
IPC (FGV) | 0,54% | -0,16% | 0,63% |
IPCA (IBGE) | 0,38% | -0,02% | 0,44% |
IPCA-E (IBGE) | 0,30% | 0,19% | 0,13% |
IVAR (FGV) | -0,18% | 1,93% | 0,33% |