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Como grandes empresas têm proporcionado melhorias aos seus clientes?
O e-commerce brasileiro tende a crescer e ser tornar cada vez mais próspero
Na última terça-feira (22), a Amazon anunciou a expansão de suas operações no Brasil e passou a proporcionar aos seus clientes mais de 20 milhões de produtos em 15 categorias no e-commerce, que incluem itens vendidos e entregues por ela ou por vendedores parceiros, ou seja, empresas brasileiras de pequeno e médio porte. Esse movimento da Amazon mostra o potencial de mercado que o Brasil tem e o ponto principal aqui é: como essas grandes empresas proporcionam melhorias aos clientes?
Uma das formas que acredito que agregam valor para quem está inserido no segmento de marketplace, são as integrações e a utilização de plataformas de ERP (Enterprise Resource Planning), que ajudam o lojista a ter acesso a todas as informações sobre emissão de notas fiscais, estoques, cadastros, finanças, entre outras. Tudo isso com o propósito de ajudar e simplificar a administração do negócio. E com a Amazon não é diferente. De olho nesse movimento de mercado, fizemos no ano passado a integração da nossa plataforma para proporcionar aos vendedores que são nossos parceiros para terem uma melhor experiência com o marketplace.
Outro fator relevante no mercado está relacionado aos Correios, que lançou o “Correios Fácil”, com o objetivo de oferecer melhorias, vantagens exclusivas e serviços diferenciados aos seus clientes. O mais interessante é o contrato de adesão em que apenas 24 horas o cliente pode usar a solução de Sigep Web. Além disso, acredito que a maior vantagem é que esse contrato não tem franquia mínima de gasto mensal, eliminando o valor anterior de R$ 2mil.
Um leque de oportunidades se abre para os clientes, que passam a ter outras opções para efetuar o pagamento a prazo com faturamento por meio de boleto bancário, além de usufruir de ferramentas gratuitas para gestão de suas postagens e acesso aos sistemas de logísticas reversa. Neste caso, é importante ressaltar também que esse contrato proporciona aos clientes, em média, 12% de desconto em relação ao preço de tabela de balcão.
Nesse contexto, existem ferramentas no mercado que auxiliam, em poucos cliques, geração do pedido, envio do boleto para o cliente final em poucos minutos, integrações logísticas que permitem que o empreendedor faça todos os trâmites de cotação de frete e impressão de etiquetas e geração de código de rastreio. Tudo em um único ambiente para facilitar o dia a dia do lojista.
Por fim, acredito que enquanto pudermos evoluir o mercado de varejo digital com plataformas robustas e ficar de olho nas tendências que esses grandes players lançam, o e-commerce brasileiro tende a crescer e ser tornar cada vez mais próspero.
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