Notícias
Desconto é tudo? Como negociar de forma assertiva e lucrar
Confira algumas ações para ampliar os resultados das empresas e garantir a fidelização dos clientes
Independente da área de atuação, manter ou conquistar um novo cliente é sempre um desafio. Ainda mais em época de recessão econômica e concorrência acirrada. Por isso, além do tradicional preço competitivo, o consultor empresarial Roberto Vilela diz que existem outras ações que fazem a diferença na área comercial de qualquer negócio.
“Seja como representante de uma empresa ou como pessoa física, todo mundo já teve experiências boas e ruins quando foi comprar algo. Nas duas situações, o que acontece antes, durante e depois do contato com o profissional responsável pela venda vai pesar em novas oportunidades. Por isso, o preço é apenas uma das questões que devem ser observadas pelas empresas”, diz.
O primeiro passo, de acordo com o consultor, é manter a equipe preparada. “Não é apenas o vendedor que deve saber o que é um produto, seus diferenciais, funcionalidades. Isso, claro, é essencial para qualquer pessoa que trabalhe com vendas. No entanto é importante que o pós-venda, o caixa, a recepcionista, todos saibam pelo menos o básico sobre o portfólio da empresa”, recomenda.
Roberto diz ainda que o relacionamento com o cliente é um fator decisivo na hora de fechar uma venda. ‘Você precisa conhecer a pessoa que veio até você, interessada no que está oferecendo. Precisa saber ouvir e interpretar alguns sinais. Oferecer um café, ser pontual nos contatos, pedir permissão para ligar ou anotar os dados dela, buscar um produto que de fato a satisfaça. Muita gente acaba impondo uma venda ao cliente e se esquece de que, no momento em que ele perceber que adquiriu algo por impulso, vai deixar de comprar. Se o produto X é mais indicado ao comprador, não tente empurrar o Y só porque dará mais lucro. Pense em longo prazo”, indica o consultor.
Novas tecnologias: até que ponto o virtual substitui o pessoal?
Você já recebeu mensagens ou e-mails de determinada empresa lhe recomendando produtos que não condizem com o seu perfil? Ligações dessa mesma natureza em horário inapropriados? Estes, de acordo com Roberto, são erros cruciais no uso de ferramentas que poderiam ser aliadas das vendas.
“Bombardear o comprador com ofertas, mensagens de bom dia, correntes ou uma infinidade de informações de produtos é um tiro no pé. Se você se torna um incômodo, o cliente vai procurar outra pessoa para atendê-lo. Por isso, por mais facilidades que a tecnologia traga, é necessário bom senso no uso das ferramentas e, sempre que possível, manter o contato pessoal. A boa e velha agenda com anotações cruciais sobre o perfil do cliente é ainda a melhor maneira de manter um relacionamento lucrativo para ambas as partes”, finaliza.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6845 | 5.6854 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1285 | 6.1365 |
Atualizado em: 07/11/2024 16:02 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% |