Notícias
Estratégias Empresariais Corporativas oriundas de Estratégias Militares
São definidas no mais alto nível empresarial!
O mais alto nível do planejamento empresarial define a(s) estratégia(s) empresarial(is) corporativa(s), estabelecendo a orientação geral da empresa, o(s) mercado(s) de atuação e os objetivos estratégicos globais da empresa. Tudo é apresentado no PLANO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL, documento que irá nortear o planejamento das diferentes unidades de negócio da organização, bem como, o desenvolvimento dos demais planejamentos empresariais.
Diversas estratégias militares podem, quando devidamente adaptadas, serem empregadas como estratégias empresariais corporativas, tais como:
- Estratégia da Ação Independente: Consiste no emprego exclusivo de meios organizacionais próprios para se atingir os objetivos empresariais.
- Estratégia da Aliança: Consiste no emprego de meios organizacionais próprios, em conjunto com os de outra(s) organização(ões) em busca de objetivos comuns.
- Estratégia da Defensiva: Consiste na realização de ações necessárias para garantir o “status quo”, seja quando a organização sofre ações, seja quando é ameaçada veladamente em seus objetivos.
- Estratégia da Dissuasão: Consiste num conjunto de ações que a organização tem plena capacidade de executar, se necessário for, para defender seus interesses, tendo o mercado plena ciência deste poder.
- Estratégia da Ofensiva: Consiste na realização de ações necessárias para enfrentar ameaças externas e fraquezas internas com a finalidade de manter ou atingir os objetivos estratégicos organizacionais.
- Estratégia da Presença: Consiste na realização de ações necessárias para colocar a organização em todos os mercados de seu interesse, seja diretamente ou por intermédio de parcerias.
- Estratégia da Projeção do Poder: Consiste na realização das ações necessárias para lançar o nome da empresa em novos mercados antes de uma efetiva inserção empresarial.
- Estratégia da Resistência: Consiste na restrição ao máximo das atividades empresariais diante de uma real incapacidade de competir em todos ou em determinados mercados, buscando única e momentaneamente apenas sobreviver. Não pressupõe nenhuma intenção inicial de abandonar o mercado e evita sempre um enfrentamento direto com os concorrentes mais poderosos.
Cada uma destas estratégias corporativas será implementada por intermédio de uma ou mais estratégias competitivas.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.789 | 5.79 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0976 | 6.1125 |
Atualizado em: 15/11/2024 00:51 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |