Notícias

Sucesso em tempos difíceis

A pergunta útil é: ok, o negócio está feio, mas tem solução? Como ter sucesso em tempos bicudos?

Às vezes, o sucesso está na atitude do empreendedor e sua equipe

 

O que mais tenho escutado ultimamente são discursos enfáticos sobre o quanto o momento político e econômico que o Brasil está enfrentando torna difícil a vida de todos nós. Não vou gastar tinta e ocupar esse espaço escrevendo sobre coisas que já estamos exaustos de escutar, de ler, de falar. A pergunta útil é: ok, o negócio está feio, mas tem solução? Como ter sucesso em tempos bicudos?

Na minha modesta visão, só existe um caminho a seguir: é preciso ser mais competente do que os demais competidores. Com raras exceções, as empresas e suas marcas não possuem uma participação de mercado dominante a tal ponto de já não terem como crescer, a não ser que o mercado continue crescendo. Via de regra, a participação está por volta de 5% a 10% (em casos fora da curva, pode chegar a 30%, quem sabe 40%).

Isso significa que, mesmo em períodos de recessão, ainda existe muito espaço para agregar novos clientes, novas vendas. Essa é uma verdade que se expande quando consideramos que concorrentes hoje não são apenas as outras marcas que oferecem os mesmos produtos e serviços, e sim tudo e todos que disputam o bolso das pessoas.

Quando uma empresa se deixa contaminar pelos fatos negativos, pelas notícias ruins, vai gradativamente perdendo seu ânimo, e aí a coisa fica mesmo complicada. Ânimo é uma condição do espírito, da alma; excesso de determinação diante de uma situação adversa é a ação de manifestar sua própria vontade, seu intento. Uma empresa sem ânimo é uma empresa que perdeu sua força, sua coragem. Uma equipe sem ânimo torna-se triste, medrosa, perde a crença em si e na empresa, perde a fé naquilo que faz.

SE EXISTE UMA SITUAÇÃO QUE LEVA AO DESASTRE, É QUANDO UMA EMPRESA SE ENCOLHE POR FALTA DE CRENÇA NA SUA CAPACIDADE E NO SEU NEGÓCIO.

Ao nos vermos diante de um momento de dificuldade, não devemos ignorar seus efeitos. Na verdade, é lúcido e necessário avaliar o ambiente, identificar riscos e fragilidades, mas apenas para poder desenhar um plano com o intuito de aumentar a capacidade competitiva da empresa. De um lado, aliviar o orçamento de tudo aquilo que representa peso morto, aquelas práticas e custos que pouco ou nada agregam; de outro lado, investir mais agressivamente no que está diretamente relacionado a conquistar mercado, adicionar novos clientes, expandir possibilidades.

O nome do jogo é foco total, a estratégia é reunir recursos e energia para ter mais apetite e vontade do que o concorrente. Não deixar que a equipe se intimide, se apequene, perca a gana de ocupar mais território. Ainda não conheci nenhuma empresa bem-sucedida cujo lema seja: “Cuidado, a coisa está preta!”. De minha parte, prefiro a divisa do Bope:

“Vá e vença!”

 

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6769 5.6779
Euro/Real Brasileiro 6.0864 6.1013
Atualizado em: 06/11/2024 20:35

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33%