Notícias
Negociar com grandes empresas é boa pedida
Empresas de maior porte são rigorosas com relação a prazos, padrões e qualidade. Por isso, a capacidade produtiva, o estoque e a mão de obra devem estar à altura da nova - e aumentada - demanda.
Para uma micro ou pequena empresa (MPE), ter entre seus clientes grandes corporações é um negócio e tanto. Significa vender mais e ampliar receita e mercado. Contudo, é preciso estar preparado para firmar e honrar contratos que, como sabemos, são conquistados com muito suor.
As empresas grandes são exigentes. Manter a documentação em ordem e funcionar dentro das leis e normas técnicas são requisitos básicos para começar a conversar com elas, que não querem ter o nome envolvido em problemas desse tipo causados por um fornecedor. Muitas fazem questão que os funcionários da MPE estejam registrados no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que as normas de segurança e saúde sejam obedecidas. Fica evidente que a organização é elemento-chave, pois falhas nesse sentido servirão apenas para queimar a imagem e frustrar tentativas de acordo.
Empresas de maior porte são rigorosas com relação a prazos, padrões e qualidade. Por isso, a capacidade produtiva, o estoque e a mão de obra devem estar à altura da nova - e aumentada - demanda.
Os processos da MPE têm de se mostrar muito bem definidos. Deficiências podem levar a problemas técnicos, de pontualidade e atendimento. Há casos em que os acertos preveem multa se algum item previamente combinado for descumprido.
O dono da MPE deve ainda prestar atenção a outro aspecto fundamental: preço. Não é raro a empresa impor o valor a ser pego pela mercadoria ou serviço fornecido. Nesse momento, se o cálculo não for feito com cuidado, o pequeno empreendimento pode ter prejuízo, iludido com a obtenção de um contrato que, à primeira vista, parecia vantajoso. Sem falar que, em muitas ocasiões, a corporação de porte pede prazos de pagamento mais longos. É a contrapartida pela compra de quantidades maiores. Se não der para competir com preço, a diferenciação terá de vir da qualidade, da rapidez da entrega, do suporte técnico e atendimento.
Também não é recomendável ficar na dependência de um único cliente, mesmo que grande. Qualquer turbulência que ele sofrer, colocará em risco a MPE.
O dono de um pequeno negócio não tem motivo para perder oportunidades. Se estiver inseguro e sem saber como agir, o Sebrae-SP pode ajudá-lo a se preparar para se relacionar com empresas maiores com eficiência.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.178 | 6.1787 |
Euro/Real Brasileiro | 6.4102 | 6.4321 |
Atualizado em: 26/12/2024 16:45 |
Indicadores de inflação
09/2024 | 10/2024 | 11/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,03% | 1,54% | 1,18% |
IGP-M | 0,62% | 1,52% | 1,30% |
INCC-DI | 0,58% | 0,68% | 0,40% |
INPC (IBGE) | 0,48% | 0,61% | 0,33% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,80% | 1,17% |
IPC (FGV) | 0,63% | 0,30% | -0,13% |
IPCA (IBGE) | 0,44% | 0,56% | 0,39% |
IPCA-E (IBGE) | 0,13% | 0,54% | 0,62% |
IVAR (FGV) | 0,33% | -0,89% | -0,88% |