A única coisa garantida no mundo dos negócios, hoje, é a mudança, cada vez maior e constante, em todos os aspectos dos negócios e dos mercados. As empresas sentem essa pressão enorme em todas as vertentes: na atitude dos clientes, nos concorrentes que inovam a cada dia e, consequentemente, na necessidade de mudanças internas para acompanhar essa dinâmica. Melhor ainda se conseguirem liderar essas mudanças!
O ciclo de vida das ideias, dos produtos e da fidelidade dos clientes encolheu proporcionalmente ao intervalo de tempo entre o momento em que você concebe uma ideia inovadora e o instante em que mais alguém vem com uma ideia melhor. Esta fase passou de décadas para anos e, agora, para poucos meses. As milhares de start-ups, por exemplo, aceleram essas mudanças com o uso poderoso que fazem da tecnologia.
A concorrência de sua empresa está observando através das janelas que hoje vivem abertas: Linkedin, Twitter, site institucional da empresa ou até mesmo suas atualizações no Instagram – cuidado com a foto do protótipo daquele novo produto! É como um jogo de pôquer com as cartas abertas. Tudo está sobre a mesa e todos podem ver o que você tem e até onde podem, e devem, apostar.
A comunicação com o clique de um mouse deu origem a uma cultura que gera expectativas altíssimas e baixa paciência. Hoje se fala muito a respeito e já começam a ser aplicados os recursos do Big Data, bancos de dados estruturados que vão direto ao perfil de cada pessoa. Assim, como os líderes empresariais podem permanecer na vanguarda e encontrar estratégias para fazer mais por seus clientes do que qualquer outra empresa no setor?
A resposta é lembrar que o negócio é como um jogo de xadrez multidimensional. Cada movimento que fazemos deve visar uma preparação para o que vem a seguir. Para ser bem-sucedido você tem que estar no controle. Antecipação é a chave! Encontrar sucesso empresarial não se trata, apenas, sobre a criação de valor, mas sobre o monitoramento das tendências e antecipação dos desafios e mudanças. Os verdadeiros líderes devem ser jogadores de xadrez e não os peões do tabuleiro.
Existem formas boas e baratas de fazer isso e é importante que os empresários e os executivos busquem ajuda de especialistas para adoção de modernas ferramentas de apoio, como o Smart Business Coaching. Afinal, hoje as empresas necessitam de ferramentas mais modernas do que as tradicionais ou o “eu acho”.