Lidar com as novas gerações não é simples, isso todos já sabemos, mas também não quer dizer que abandoná-los é o melhor caminho. Muitos líderes estão perdendo a chance de construir um futuro de sucesso em parceria com os jovens, e isso acontece porque os gestores não dão atenção a um chamado ou a um grito dessa rapaziada.
As recentes pesquisas com os jovens apontam que um dos motivos deles abandonarem seus líderes não é por conta dos salários e bônus, até porque esses itens estão valorizados, mas pelo fato de não conseguirem enxergar na empresa um futuro profissional. E, ainda, por não terem líderes que os acompanhem nessa jornada.
Lendo isso, lembrei-me da minha juventude, na qual eu tive a infelicidade de perder um pai por motivo de doença, e sei o quanto isso fez falta. Talvez ele não tivesse sido um grande conselheiro, o mais catedrático e habilitado, mas certamente a sua presença, os seus valores, as suas intenções já teriam me ajudado bastante!
Mas o que está acontecendo é que muitos líderes estão abandonando essa oportunidade. Para mim, ainda é uma incógnita se isso acontece por falta de conhecimento técnico ou de tempo e motivação.
Recentemente, conversando com uma jovem da chamada geração Y, ela me disse: “Fiquei largada lá (na empresa), me senti meio abandonada, mas agora achei uma líder sênior para me ajudar. Mesmo assim, acho que falta uma preparação para isso.” Detalhe: ela me revelou sua vontade de abandonar a empresa mesmo com um alto salário, aos 22 anos de idade.
Costumo falar que os líderes têm um grande DESAFIO: conquistar e engajar seus alunos, dentro e fora da empresa, ajudando a construir um grande projeto de vida. E esse DESAFIO pode ser colocado em prática no dia a dia através do acrônimo:
Desafiar = Criar desafios constantes
Estabelecer objetivos = Criar objetivos em comum
Sonhar = Dividir os sonhos
Autoconhecimento = Ajudar os mais jovens a se descobrirem
Formar = Investir em educação e capacitação
Interesse = Demonstrar atenção e tempo disponível
Organização = Ajudar o jovem na organização e planejamento
Tenho certeza que, com esse DESAFIO, líderes, empresas e jovens formarão uma equipe incrível.