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A importância do planejamento nas empresas

Planejamento tem sido muito discutido, mas será que as empresas tem realmente utilizado de forma correta?

O Planejamento hoje é moda nas empresas, mas a sensação que algumas instituições passam é que ainda não sabem o quão essencial é para eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar caminhos em metas, objetivos e valores de onde se quer chegar enquanto instituição. Com isto, o administrador cria uma força crescente e oposta à força imposta pelo movimento natural da entropia organizacional, de modo a se anularem e, consequentemente, alongar ao máximo o tempo de vida desta empresa nos negócios.

Porém, o planejamento não deve ser algo que sirva para estampar uma prateleira com uma bela capa e com um número de páginas imponente. Muito menos para formá-lo sobre um pensamento engessado. Partir do princípio que planejamento é um só e não necessita atualizações e nem mudanças, é um erro leviano e rude. É como possuir uma Ferrari com motor de um Fiat 147.

O planejamento útil deve ser aquele que presta atenção no macro ambiente, mas não se vira as costas para as atividades rotineiras mais básicas que mantém a empresa viva e respirando. Portanto, o conhecimento sobre o tema é indispensável, pois passamos a definir de maneira mais apropriada os processos de tomada de decisão, métodos de alcance de objetivos, quais profissionais estão dentro do perfil organizacional, em quais tecnologias investir e muitos outros pontos.

Importante ter em mente que o planejamento não é uma carteira de identidade: uma só para a vida inteira. Precisa ser revisado, precisa ser fênix. Faça nascer de novo, se necessário. Planejamento está mais para sensibilidade a mudanças. E hoje empresa que não muda, vira lápide.

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