Notícias
Planejamento Estratégico
O que é planejamento estratégico, e suas características ?
Em toda empresa sendo ela de grande ou médio porte, deve haver certo planejamento, pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado, planejamento são divididos em três níveis: estratégico, tático e operacional.
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que estabelece um direcionamento para ser seguido pela organização, ele tem como objetivo obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.
Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional.
O planejamento estratégico contém definições essenciais como missão, visão, valores e objetivos estratégicos de uma organização.
A missão de uma empresa de forma pragmática pode afirmar que procura responder as seguintes questões a gente está aqui, para que a empresa existe em que negócio se está? Ou Qual é o nosso negócio. É uma visão mais longe, eu acho que é o que está por trás de tudo que a empresa faz. A missão deve propor um desafio, deve anunciar propósitos e atividades, de acordo com a visão e valores.
A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão para onde pretende ir. A visão compreende algo que ainda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma utopia, sobre os negócios e sobre a empresa, além de utópica a visão deve ser mobilizadora e motivadora.
Os valores, normalmente surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais.
Planejamento é estratégico é uma ferramenta hoje em dia essencial para uma empresa, pois tem por objetivo proporcionar às empresas um suporte para enfrentar o mercado de trabalho, que é cheio de mudanças e de como a mesma se movimentar em meio a essas mudanças.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.1059 | 6.1424 |
Euro/Real Brasileiro | 6.1936 | 6.2436 |
Atualizado em: 12/01/2025 21:08 |
Indicadores de inflação
10/2024 | 11/2024 | 12/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,54% | 1,18% | 0,87% |
IGP-M | 1,52% | 1,30% | 0,94% |
INCC-DI | 0,68% | 0,40% | 0,50% |
INPC (IBGE) | 0,61% | 0,33% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,80% | 1,17% | 0,34% |
IPC (FGV) | 0,30% | -0,13% | 0,31% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,39% | 0,52% |
IPCA-E (IBGE) | 0,54% | 0,62% | 0,34% |
IVAR (FGV) | -0,89% | -0,88% | -1,28% |